28/02/2011

Internet: boa ou má?

Este é um post rápido sobre os prós e contras desta incrível tecnologia que usamos, a internet.

Prós:

Grande quantidade de informação – Sendo a Internet uma rede mundial de computadores disponível em todo o mundo, não existe neste momento nenhum outro suporte onde exista mais informação disponível.
Rapidez no acesso à informação – A consulta de informação sobre qualquer tema, é muito mais rápida do que se for efetuada por outros meios.
Facilidade de pesquisa – Com a utilização da Internet, tornou-se muito mais fácil localizar qualquer tipo de informação.
Acesso a serviços – Com o aparecimento de novos serviços utilizando a grande rede de computadores, as pessoas passaram a dispor de formas mais fáceis e descentralizadas de serviços: comércio eletrônico, banco eletrônico, seguros eletrônicos, administração eletrônica, etc. Por exemplo, hoje, para efetuar uma transferência, um pagamento, uma consulta de saldo, não precisamos nos deslocar ao banco, podemos efetuar todas essas operações através de um meio eletrônico.
Acesso em qualquer ponto – A Internet está disponível em muitos locais e de muitas formas (ADSL, Wi-fi, GPRS, UMTS, etc.) facilitando o acesso aos serviços e à informação.
Facilidade de partilha de informação – Com a popularização de blogs, de fóruns de discussão e chats, a troca e partilha de informação tornou-se mais simples e disponível em todo o mundo.
Colaboração em projeto – No momento atual está em crescimento um movimento mundial de criação de projetos, de livre colaboração, participação e partilha, de que é expoente máximo o desenvolvimento de programas de computador em fonte aberta (Linux, Moodle, Mambo, Wikipédia, Drupal etc).
Democratização da informação – A informação passa a estar disponível a qualquer pessoa que tenha acesso à rede.
Aparecimento de novas profissões – Com a criação e desenvolvimento da Internet, surgiu a necessidade de novos profissionais: webmaster, web designer, programadores, etc.
Ganhos energéticos – A chamada Nova Economia, baseada nas NTIC (Novas Tecnologias de Informação e Comunicação) permite ganhos energéticos com efeitos positivos na redução dos gases de efeito de estufa. O comércio eletrônico, por exemplo, prescinde de lojas em troca de armazéns que ocupam menos espaço e consomem menos energia.
Menor consumo de recursos – A digitalização da informação utilizando a Internet como suporte e meio de comunicação diminui a utilização de outros suportes mais nocivos para o ambiente: papel, tinta, cartazes, etc.
Apresentação de resultados on-line – Com o surgimento dos blogs e de editores de Hipertexto, a criação e disponibilização de informação na Internet tornaram-se cada vez mais simples para o comum dos cibernautas.
Participação cívica – Com a divulgação de fóruns, votações online, sondagens de opinião, etc. A participação cívica em movimentos internacionais tornou-se mais fácil.

Contras:

Problemas de segurança – A utilização da Internet implica uma série de riscos de violação e acesso abusivo a dados confidenciais.
Pornografia – A utilização da Internet por crianças pode permitir o acesso a sítios que só deveriam estar acessíveis a adultos.
Pedofilia – Começa a ser preocupante a utilização que alguns pedófilos fazem para tentar seduzir crianças e jovens, fazendo-se muitas vezes passar por colegas com a mesma idade.
Dispersão de informação – Sendo a Web uma teia infindável de informações dispersas e sem a obrigatoriedade de uma organização coerente, confunde com facilidade os utilizadores menos experientes.
Info exclusão – Para tirar proveito destas novas tecnologias, é necessário dominar um conjunto de técnicas e tecnologias a que muitas pessoas não têm acesso. As pessoas que não dominem estas técnicas ou não tenham acesso a estes meios de comunicação, rapidamente ficam em desvantagem competitiva em relação a todos os outros.
Organização da informação – Com o enorme manancial de informação e de forma dispersa, torna-se difícil a organização do nosso trabalho.
Desaparecimento de antigas profissões – Algumas profissões estão a desaparecer, a diminuir de importância ou a ficar obsoletas, levando ao desemprego permanente de muitos dos seus profissionais.
Vastidão da informação – A informação é tão vasta que se torna impossível consultar todas as páginas que existem sobre determinados temas. Esta vastidão da informação é muitas vezes contraproducente.
Certificação da informação – Nem toda a informação que existe nas páginas da Web é válida. Muita dela está mesmo incorreta e induz os cibernautas em erro. É complicado para quem não domina um determinado tema, saber se as informações que consulta são ou não válidas. Há várias formas de fazê-lo, conhecendo bem a fonte, tendo conhecimentos básicos do tema ou consultando vários sítios.
Utilização irracional de recursos – No comércio eletrônico, a entrega de encomendas por correio, envolve muitas vezes uma embalagem de cartão e plástico muito maior do que no comércio tradicional.
Equipamentos com ciclo de vida curto – os computadores, impressoras, etc., são equipamentos que se tornam rapidamente obsoletos.

Nenhum comentário: